Longitudes: A formação do artista contemporâneo no Brasil
29 e 30 de Março, 2014


Casa do Povo
Rua Três Rios, 252
Bom Retiro - São Paulo - SP

Organizado em parceria com a pesquisadora Mariana Fernandes, o seminário Longitudes: A formação do artista contemporâneo no Brasil se fundamentou na reflexão sobre a existência de políticas públicas que buscam financiar e facilitar a ida de galerias brasileiras para o exterior, como exemplo disso o "Projeto Latitude", enquanto a regulamentação do mercado de trabalho no setor de artes visuais no país é assunto de pouco interesse público e privado. Buscando inverter a lógica da produção com vistas para o mercado externo, sentido latitudinal, o seminário propôs pensar numa linha longitudinal que foque nas questões nacionais e na construção de bases sólidas para a nossa cultura. A arte contemporânea, junto a outros setores da cultura – e da economia – obteve um crescimento exponencial no Brasil e no mundo. O aumento excepcional no preço das obras de arte e o crescimento no volume de vendas, majoritariamente representado pela Europa, Estados Unidos e agora a China, desencadeou uma demanda por novos artistas no mundo inteiro. Apesar do crescimento do mercado de arte ter gerado muito dinheiro, não podemos dizer que o artista desfruta de uma situação privilegiada.

A temática da globalização e da inclusão dos países periféricos no cenário internacional das artes impulsionou a participação de artistas brasileiros em bienais, a aquisição e exposição de sua produção por instituições internacionais e a inserção das galerias nacionais em feiras internacionais. Nos últimos anos surgiram no país novas galerias, proliferaram-se os cursos de formação de artistas e profissionais da área, além dos novos prêmios da iniciativa pública e privada. Mas como se dá a inserção do artista nesse contexto? Qual a formação e que tipo de inclusão e profissionalização o artista experimenta no mercado de arte, que hoje se volta ao mercado externo? Como se dá o intercâmbio entre os diferentes circuitos de arte num país em que 80% do mercado está concentrado no eixo Rio-São Paulo?

Essas e outras perguntas foram abordadas ao longo dos dois dias do seminário Longitudes: a formação do artista contemporâneo no Brasil. Foram convidados artistas, professores e pesquisadores das 5 regiões brasileiras a fim de iniciar junto aos participantes uma discussão que construísse um panorama do que, nos últimos anos, entendemos como sendo a formação do artista visual. O projeto buscou colocar em contato a pluralidade de pensamentos sobre a formação artística dos palestrantes e ouvintes, ampliando o repertório sobre a produção de artes visuais no Brasil e propor soluções para o desenvolvimento do circuito artístico.

Lista de palestrantes: Amilcar Packer, Ana Luisa Lima, Ana Maria Maia, Armando Queiroz, Carla Zaccagnini, Divino Sobral, Felipe Scovino, Glόria Ferreira, Guilherme Dable, José Spaniol, Júlio Martins, Kamilla Nunes, Luciana Paiva, Mariana Fernandes, Mario Ramiro, Pedro França, Ricardo Basbaum, Traplev e Ueliton Santana dos Santos.

Longitudes é um dos projetos aprovados pelo 10º Edital Redes Nacional da FUNARTE (Fundação Nacional de Artes). Para saber mais, visite o site do Longitudes.

Clippings: Art | Ref, Guia da Semana, Select.



foto

1. Mario Ramiro, Carla Zaccagnini e TRAPLEV em conversa no seminário "Longitudes: A formação do artista contemporâneo no Brasil" na Casa do Povo, Março de 2014. Foto: Thais Jatene.


foto

2. Ana Maria Maia, Ricardo Basbaum e Armando Queiroz em conversa no seminário "Longitudes: A formação do artista contemporâneo no Brasil" na Casa do Povo, Março de 2014. Foto: Thais Jatene.


foto

3. Vista do seminário "Longitudes: A formação do artista contemporâneo no Brasil" na Casa do Povo, Março de 2014. Foto: Thais Jatene.


foto

4. Glória Ferreira, Ana Luisa Lima e Guilherme Dable em conversa no seminário "Longitudes: A formação do artista contemporâneo no Brasil" na Casa do Povo, Março de 2014. Foto: Thais Jatene.


foto

5. José Spaniol, Felipe Scovino e Luciana Paiva em conversa no seminário "Longitudes: A formação do artista contemporâneo no Brasil" na Casa do Povo, Março de 2014. Foto: Thais Jatene.


foto

6. Divino Sobral, Amilcar Packer e Pedro França em conversa no seminário "Longitudes: A formação do artista contemporâneo no Brasil" na Casa do Povo, Março de 2014. Foto: Thais Jatene.


foto

7. Ueliton Santana, Kamilla Nunes e Julio Martins em conversa no seminário "Longitudes: A formação do artista contemporâneo no Brasil" na Casa do Povo, Março de 2014. Foto: Thais Jatene.