Postcodes
9 – 31 de maio, 2014


Casa do Povo
Rua Três Rios, 252
Bom Retiro - São Paulo - SP

As coordenadas dos sistemas dominantes de codificação geográfica, incorporadas às lógicas modernas de governança, tem se mesclado em um mundo cada vez mais conectado por sistemas complexos que desassociam identidade de seus laços tradicionais, enquanto produzem vínculos de interação cada vez mais intensos. Nessa nova era, as distâncias entre localidades vem sido simultaneamente sucumbidas e disseminadas em sobreposições. Essas camadas multi-escalares produzem novas relações entre identidade e lugar, novas formas de subjetivação, e abrem a possibilidade para novas dinâmicas de evasão e controle.

A exposição Postcodes buscou questionar como padrões dominantes de codificação vêm sendo transformados a partir do conjunto de práticas artísticas que desafiam nossas presunções acerca da relação entre lugar e identidade, distância e proximidade, além das formas de conhecimento e representações nas quais essas relações são baseadas, e a subjetividade que produzem. Frente as complexidades de um cenário cultural emergente, as questões levantadas pela exposição se voltaram para o contexto da cidade de São Paulo.

Os artistas que participaram são: Adriano Costa, Pedro Neves Marques, Dan Rees, Mandla Reuter, Emanuel Rohss, Max Ruf, Sanja Todorovic, Erika Verzutti e Hannah Weinberger.

A abertura no dia 8 de Março, de 2014, contou com uma performance inédita concebida pela artista Erika Verzutti.

Clippings: artlyst, vitruvius, Contemporary Art Daily, Mousse Magazine.


logo logo logo



foto

1. Vista de "Postcodes" na Casa do Povo, Maio de 2014. Foto: Eduardo Ortega.


foto

2. Emanuel Rhoss, Via Carbonara, Napoli, 2014, Jesmonite (mistura de gesso e resina acrílica), 30x45x19cm. Foto: Eduardo Ortega.


foto

3. Max Ruf, There is a place in the pacific, that has hundreds of miles of shining water, 2013, bronze, dimensões variáveis. Foto: Eduardo Ortega.


foto

4. Erika Verzutti, Cisne com Palco, 2014, técnica mista, dimensões variáveis. Foto: Eduardo Ortega.


foto

5. No primeiro plano, Pedro Neves Maques, What is repressed, in fact, is the full body as the foundation of this intense earth, 2014, dimensões variáveis. Ao fundo obra de Max Ruf, Drive, 2014, óleo sobre tela, 540x150cm. Foto: Eduardo Ortega.


foto

6. Adriano Costa, Casa do Povo, 2014, técnica mista, dimensões variáveis. Foto: Eduardo Ortega.